top of page

🕐 Adolescência e os tempos modernos

Atualizado: 9 de abr.

Se a adolescência já era um período complexo de transição e descobertas, com a modernidade hiper conectada ficou ainda mais. O distanciamento, comum nessa fase, se agrava com o acesso às redes sociais de big tech não regulamentadas. Uma enxurrada de informações que influenciam na construção de identidades em transformação. É tudo novo, para eles e para nós! Infelizmente a atual geração de jovens foi descrita como “a mais infeliz da história”. 😔


De acordo com uma pesquisa publicada no final do ano passado, a saúde mental e sensação de bem-estar dos jovens substituiu o gráfico antes em U (a vida adulta com percepção de menos felicidade) por uma curva ascendente, sendo a adolescência o espaço onde esse peso se faz sentir. ❤️‍🩹

São realmente muitas questões sensíveis: descoberta do eu, mudanças no corpo, mente e socialização, consolidação da identidade e da autoestima, pertencimento ao grupo e a algo maior, ansiedades sobre o futuro…


Você lembra o que te fez bem nessa fase?


🍃 Adolescência e Natureza



Sem querer esgotar a complexidade do tema com soluções milagrosas, queremos ressaltar a importância da natureza para os jovens!


A maior pesquisa já realizada sobre o tema, conduzida por pesquisadores da Universidade College London e Imperial College London, analisou mais de 3.500 jovens de 9 a 15 anos, e os resultados evidenciam:



Maior exposição diária à floresta = pontuações mais altas no desenvolvimento cognitivo
16% menos problemas emocionais e comportamentais após dois anos
Melhor capacidade de atenção, concentração e participação social

Segundo o autor principal, Mikaël Maes, "o banho de floresta é uma terapia de relaxamento associada a benefícios fisiológicos, apoiando a função imunológica, reduzindo a variabilidade da frequência cardíaca e do cortisol salivar, além de vários aspectos psicológicos benéficos."

Já usamos essa referência antes, mas relembramos que a Sociedade Brasileira de Pediatria, em seu manual "Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes", confirma os muitos benefícios dessa relação, especialmente no campo da saúde.


Melhora o controle de doenças crônicas como diabetes e obesidade
Diminui o risco de dependência ao álcool e outras drogas
Favorece o desenvolvimento neuropsicomotor
Reduz problemas de comportamento e sintomas de TDAH
Contribui para o bem-estar mental e equilíbrio emocional

Se você é o tipo de pessoa mais visual, vale à pena conferir nossa publicação no Instagram.
Se você é o tipo de pessoa mais visual, vale à pena conferir nossa publicação no Instagram.


























A natureza é especialmente benéfica para desemparedar, dar um tempo das redes sociais e se conectar ao todo!


Estimula nosso espírito aventureiro, desafia limites de forma saudável, retira a pressão da comparação e nos faz sentir pertencentes. Tudo isso é excelente para a autoestima!
Relaxa! Libera da pressão das paredes, da comparação e julgamentos das redes sociais. Amplia o olhar, expande a respiração e desestressa.
Conexão - experiências na natureza fortalecem laços familiares e sociais, espaço para expressão da personalidade e de emoções.
Saúde mental - infelizmente os índices de depressão são altos entre os jovens brasileiros (22% - UNICEF "Situação Mundial da Infância 2021") e a natureza é onde melhor podemos nos maravilhar, praticar a presença, mindfulness e nos sentir natureza!


🌱 Plantar a semente quanto antes e ser referência!

A gente literalmente existe para dizer ao mundo o quanto a natureza é importante para a infância! E as nossas crianças de hoje, serão adolescentes amanhã. ⌛

É especial que elas possam levar o amor pela natureza e sensação de conexão para essa fase. Mas nunca é tarde para começar, e a influência dos adultos de referência é fundamental para que essa relação se estabeleça!

O estudo “A Conexão com a Natureza em adultos de referência para crianças” ressalta a importância dessa relação inclusive entre docentes, mostrando como é importante que a natureza também seja valorizada no ambiente escolar, especialmente nessa fase em que os jovens passam mais de 5 horas sentados, emparedados e pressionados por desempenho e escolhas acadêmicas.


🌟O que fazer:

Ser exemplo: viver o apreço e conexão com a natureza em suas próprias escolhas
Criar oportunidades regulares para experiências ao ar livre em família
Limitar e equilibrar o uso de tecnologia com atividades naturais
Valorizar momentos de contemplação diários, ainda que curtos
Agir e apoiar iniciativas escolares que incorporem a natureza nas práticas educativas



🏕️ Ideias práticas para (re)conectar jovens à natureza


Algumas sugestões que combinam o que os adolescentes buscam com o que a natureza oferece:

Aventuras desafiadoras: trilhas, escalada, canoagem, acampamento. Você pode se juntar a grupos de caminhada e trekking em família.
Projetos ambientais: hortas ou compostagem comunitárias no seu bairro, reflorestamento, projetos de preservação (ex: Projeto Tamar)
Fotografia: unindo tecnologia, natureza e expressão da criatividade
Detox digital: fins de semana sem celular em lugares naturais (você consegue?)
Encontros sociais ao ar livre: piqueniques, aniversários, esportes
Quando for o momento das telas, escolher documentários sobre vida animal, natureza ou belezas naturais para inspirar as próximas incursões!


Aqui também vale se basear na pirâmide da natureza para planejar a frequência de doses de natureza diária, semanal, mensal e anualmente:





🤔 Mas e se eles se recusarem?

Uma questão que pode ser comum, especialmente se já estiverem muito conectados ao digital. Algumas dicas práticas:

Planejem juntos - oportunizar escolhas que partam da preferência deles.
Comece com experiências curtas, mas frequentes.
Convide amigos para participar, junte-se a outras famílias - o aspecto social é superimportante nessa fase.
Valorize a autonomia e capacidade de se aventurar (com riscos calculados!) ah! e de cuidar das próprias coisas!
Mescle tecnologia com natureza no começo, por exemplo: apps de identificação de plantas, desafios fotográficos. Outras ideias são adquirir uma lupa de alto zoom (internet) ou um binóculo!



🍃 Para encerrar

A juventude, ainda que diferente a cada geração, transforma os modos sociais ao longo da história. Com sua capacidade de questionar, reinventar e trazer o novo, jovens influenciam a política, cultura, trabalho, relações e a sociedade em todos os aspectos. Basicamente eles dispõem das possibilidades de criar novos parâmetros que não os já absorvidos pelos adultos.

Enquanto adultos desse presente que já é futuro, devemos além de nos perguntar, PRATICAR juntamente com nossas crianças e adolescentes o que gostaríamos de ver surgir.


Que possamos enraizar o futuro do futuro no afeto pela natureza. 🌺


Com amor,

🌱 Sementores, recreação infantil com conexão



 
 
 

Comentarios


  • instagram
  • facebook

©2024 Sementores. por Clara Spallicci

bottom of page