top of page

Equinócio de Outono



Quem diria que a dança da Terra ao redor do sol, fazendo incidir diferentes porções de luz sobre o globo ao longo do ano, é um dos fatores cruciais para a existência de vida no Planeta! 🌏


Bem, todos que vieram antes diriam… apenas nós, humanos modernos, conseguimos atingir uma capacidade de abstração grande o suficiente para substituir a percepção de movimentos vitais por datas puramente comerciais. 😅



O que é um equinócio de outono?

É quando, em sua dança giratória e inclinada, a Terra por um instante “cumprimenta” o sol frente a frente, fazendo com que nessa ocasião o dia e a noite tenham uma duração igual em todo o planeta (do latim “aequinoctium” - noite igual). Isso aconteceu hoje às 06h!


E a dança continua — ela vai inclinando o hemisfério norte em direção ao sol, isso é a primavera. Por aqui, vamos ficando mais à penumbra - o outono que precede o inverno.


Vamos deixar o satélite Meteosat-9 mostrar como é ver isso lá de cima 🛰️



Nasa - Earth Observatory

Ainda somos natureza?

Antigamente a passagem das estações era corporificada - sentida no corpo individual e social. Era fácil para nossos ancestrais perceber que a cada ano um período tinha mais luminosidade e outro menos, e entre ambos, observar e se adequar às mudanças da natureza era necessário para a própria sobrevivência.

Isso não foi há tanto tempo - muito menos tempo faz nosso modo de vida artificialmente linear, baseado numa falsa sensação de estabilidade, de que não precisamos mais nos atentar às estações para viver bem porque superamos a natureza - passando longe da verdade. Essa desconexão tem causado dramáticas mudanças. 🍂

As crianças humanas continuam vindo em corpo de natureza - elas não são “bobas” e percebem a desconexão entre o que é apresentado - folhas de plátano em tons quentes nas ilustrações de livros representando o outono, coelhos que botam ovos de chocolate já expostos nas prateleiras de supermercado - e o que é observado. Isso gera desconexão com a natureza interna e externa.

O artificial passa a substituir o real e isso inicia o ciclo do problema que estamos coletivamente enfrentando. 🩹🌏🥀



O que acontece no outono em São Paulo?

Toda forma de vida - da maior a menor, e até a água - reage à diferença da incidência solar, que engatilha processos biológicos avisando se é hora de hibernar, germinar, reproduzir, migrar, e assim por diante.

Por aqui, a temperatura vai diminuindo gradualmente, as chuvas e as horas de sol também.

Ta aí algo que pode ser observado com as crianças, reatando o laço de conexão tão necessária e que deve começar por nós 💚!

Fonte: Prefeitura de São Paulo
Fonte: Prefeitura de São Paulo

Como apresentar o outono para as crianças?

Vamos trazer significado a esse outono e deixá-lo mais especial? Aqui deixamos 3 sugestões super simples para vivenciar o equinócio com suas crianças:




  1. Passeio de observação: faça um passeio especial de outono ou um picnic! Em qualquer parque ou área verde próxima. Observe junto: como está a temperatura? Que árvores estão florindo, quais dando frutas? Quais animais, fungos observamos? O sol se põe em hora diferente? Você sabe em que fase a lua está?

Leve materiais de desenho ou tente perceber quais pássaros frequentam a cidade no outono com o Guia de Observação!


  1. Altar de outono: crianças costumam ser coletoras natas! Gostam de levar pra casa as coisas curiosas que descobrem na natureza. Separe uma bolsinha especial pra levar no passeio, um cantinho na casa dedicado às belezas naturais e criem um altar do outono como ele é!

  2. Cozinhar juntos é muito afetivo e também uma oportunidade de aprender sobre a sazonalidade.

    O que a natureza nos oferece no outono? Podemos preparar algo especial para receber e representar essa estação!

    Massinhas de pão ou pão de beijo podem ser modeladas em qualquer formato. Que forma tem o outono? E que gosto?



Receita de pão de beiju

O legal é que ele pode ser preparado com praticamente qualquer tubérculo, que temos em abundância no outono!



Ingredientes

  • 2 xíc (300g) do tubérculo escolhido

  • 1 e 1/2 xíc de polvilho doce (200g) 1/2 xíc de polvilho azedo (50g)

  • 1/4 xíc de água 5 colheres de sopa de azeite

  • 1 pitada de cúrcuma em pó

  • sal a gosto


Modo de fazer

Assar o tubérculo escolhido em vez de cozinhar vai evitar que o excesso de água interfira na receita. Retire a casca e esmague ainda quente numa bacia. Coloque os polvilhos, sem misturar esquente a água, azeite e sal até ponto de fervura e despeje sobre o polvilho azedo, misturando delicadamente para formar a goma depois misture todos os ingredientes crie formas que representem o outono!






Tubérculos:

abóbora batata doce roxa, laranja ou branca batata “inglesa”, asterix, rosa ou baroa cará, inhame ou mandioca!




Grãos e Especiarias:

linhaça, gergelim, chia cúrcuma, páprica, orégano castanha de caju picada para imitar “queijo”.







Aniversários outonais!


E pra deixar o outono quentinho de afeto, vamos celebrar os aniversários com natureza?


Sementores oferece as mais lindas opções de recreação infantil com vulcões, pinturas naturais, expedições na natureza, brincadeiras de corpo e outras propostas que conectam, em vez de distrair do que verdadeiramente importa.



Vulcão
Vulcão

Clique aqui e agende sua festa conosco!


Te esperamos para celebrar com natureza! 🌋🎨🌻🌱

 
 
 

Comments


  • instagram
  • facebook

©2024 Sementores. por Clara Spallicci

bottom of page