top of page

Nós somos natureza.

encontros maravilhosos

das famílias com a natureza urbana

Sementores tem como principal objetivo proporcionar que bebês e crianças conheçam o mundo natural de forma sensorial e dêem significado a esse mundo através do brincar. Nascemos em 2017, da sensação de desconexão com a natureza que a vida na cidade pode gerar. Vivemos desde então para conectar pessoas com a sua própria natureza e com a natureza ao redor. No princípio, Manô e Regina se uniram para criar o Sementores. Pelo caminho encontraram Clara, também apaixonada por natureza. Em trio, desenvolveram expedições urbanas para que famílias as ajudassem a desvendar os segredos da natureza. Obrigada Regina, por ter participado do início dessa trilha, dando arte ao Sementores. Obrigada Manô, pelos dois anos de poesia e trocas imensuráveis. Hoje, Clara segue formando Sementores com famílias empenhadas no cuidado com o planeta.

 

Crianças amam a natureza. Elas clamam por estar do lado de fora e esse é um direito humano. Os elementos do mundo natural, para elas, não significam sujeira ou doença. A terra, a água, as flores, proporcionam espaço para criatividade, autonomia e a solidariedade. O desenvolvimento integral se dá em conexão com outros seres humanos e não humanos.

 

Sementores oferece encontros em espaços públicos ou privados para crianças e seus cuidadores. Queremos que todos e todas sintam que são natureza, através do encantamento, criando vínculo para cuidar dela e de nós mesmos.

O caminho da aprendizagem não precisa ser padronizado e pode levar em conta interesses e ritmos particulares. No percurso é possível escolher no que quer focar!

 

Quando colocamos a mão na massa unimos coração, mãos e cabeça. Aprendemos não só com o intelecto, mas com os sentidos. O que faz muito mais sentido!

 

Aprender sobre si, sobre o outro e sobre o entorno, possibilita a criação de um mundo mais conectado e igualitário para o presente e para o futuro​.

Clara-Spallicci-Sementores_03.jpg
Clara-Spallicci-Sementores_02.jpg

Clara é graduada em gastronomia e apaixonada pela arte da culinária. Com uma trajetória nada convencional, trabalhou com cenografia para áudio visual, mas a cada dia sua inquietação por viver na natureza crescia. Foi morar em uma ecovila onde aprofundou seu relacionamento com o alimento do corpo e da alma e optou por voltar à megalópole e experimentar um novo ritmo de viver em harmonia com sua própria natureza. Foi quando procurou por uma horta urbana educativa para cultivar essa relação fundamental e cultivar parte de seus alimentos desde a semente. Cursou a formação de Agentes Socioambientais Urbanos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo adquirindo uma visão sistêmica da relação entre a cidade e a atuação socioambiental. É formada em yoga para crianças e buscou aprofundar os estudos nas disciplinas de educação Infantil na Faculdade de Educação da USP, como ouvinte. Segue estudando, sempre.

O que conta quem participa dos eventos da Sementores:

bottom of page